sábado, 9 de abril de 2016

Criando seu estilo de vida

O primeiro passo para você criar o seu próprio estilo de vida

Não sei se você sabe mas eu e aLari escolhemos viver comonômades digitais. Ou seja, trabalhamos viajando, sem residência fixa, sempre em algum lugar diferente do Brasil (e futuramente do mundo!). E por que estou te falando isso hoje?
Toda escolha pressupõe umarenúncia. Sempre que escolhemos algo deixamos de lado outras 99 mil possibilidades possíveis. E isso gera muita ansiedade! Ficamos com a pulga atrás da orelha: “será que aquela outra escolha não seria melhor?”. O resultado é que, muitas vezes inconscientemente, essa dificuldade de escolher nos paralisa e acabamos ficando na mesma situação, mesmo que não estejamos satisfeitos com ela. Nos falta clareza, foco e ficamos na dor!
Fazer a escolha de estilo de vida que nós fizemos não é algo fácil – tivemos que devolver nosso apartamento, vender ou doar a maior parte dos nossos bens (veja esse vídeo, onde mostramos como foi o processo), estamos mais longe da nossa família, amigos, e da nossa zona de conforto que é morar em uma grande capital com toda a infraestrutura disponível. Mas para nós tem sido uma experiência incrível!
E porque gostamos tanto do nosso estilo de vida, por mais diferente que ele possa parecer?
Por um simples motivo: nossas escolhas foram conscientes! Primeiro, as escolhas foram NOSSAS, ou seja somos responsáveis pelas consequências positivas e negativas delas. Segundo, foram conscientes, claras, sabemos muito bem o que estamos ganhando e o que estamos deixando para trás neste momento. Podemos escrever uma lista em uma folha de papel.
E isso faz toda a diferença. Não há dor, não há ansiedade, somente a vontade de viver o que escolhemos intensamente, superando as eventuais e naturais dificuldades que aparecem no caminho.
E como podemos fazer escolhas conscientes, maduras e com clareza?
Vou te mostrar com um exemplo: decidimos parar um meses na linda cidade de Arembepe, no litoral da Bahia, enquanto fechamos os últimos detalhes do programa Crie Seu Caminho.
Arembepe é uma cidade minúscula, com meia dúzia de ruas, uns 3 mercados bem simples, com itens básicos, um praia maravilhosa que mescla piscinas naturais e ondas para surf, uma pracinha calma e um povo tranquilo. Aqui também é casa do Projeto Tamar, um dos exemplos de projeto ambiental no Brasil, e Arembepe também abriga uma das comunidades hippies mais antigas e tradicionais.
O que você consegue perceber na minha descrição acima? Os nossos VALORES. O que para nós é inegociável! Consciente ou inconscientemente, todas as decisões que você tomar na sua vida serão direcionadas por seus valores. Quando estamos alinhados com eles, nos sentimos ÍNTEGROS, INTEIROS. Quando nos desalinhamos, sentimos aquele mal estar interno, algo não vai bem.
O primeiro passo é tornar claro os seus valores. Você saberia nomear agora o seu primeiro valor na vida? Olhe as principais decisões que você tomou nos últimos tempos, as mais difíceis e que, no final, você se sentiu bem ao tomá-las, e veja o que está por trás. O que você protegeu e que era inegociável? Família, honestidade, crescimento pessoal, saúde, ética, excelência….
O estilo de vida que escolhemos potencializa os nosso valores! E isso nos dá energia e tranquilidade com relação àquilo que abrimos mão. Veja aqui de forma mais direta os meus valores e como eles estão presentes no meu estilo de vida:
– Curiosidade: um novo lugar, novas experiências e novidades todos os dias.
– Coragem, ficar bem com a incerteza: rodar por aí requer que estejamos abertos aos imprevistos que podem aparecer (e aparecem!), mas é um valor que todo o explorador tem.
– Bem estar: poder viver mais próximo à natureza, em um ritmo mais leve (estamos em Arembepe).
– Independência: viver ao estilo“sem lenço, nem documento”, onde podemos mudar rapidamente o rumo do nosso projeto profissional e vida.
Te convido para refletir se você está vivendo os seus valores e se fortalecendo ao vivê-los diariamente, facilitando as escolhas que você faz constantemente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário